Menu
Revista Alma
dvulgação

O FUTURO DE NOSSAS FLORESTAS

No final de 2014, ao prefaciar o volume da coleção Encontros (Azougue Editorial) dedicada a um de nossos mais importantes pensadores e líderes indígenas, Ailton Krenak, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro diria que os índios brasileiros viviam a “ofensiva final contra suas terras, sua saúde e seus modos de vida”. Ao saudar Krenak, Viveiros lamentava nossa “obsessão frenética por um ‘crescimento econômico’ cuja estupidez antropológica só encontra equivalente em sua insensatez ecológica”.

Guerreiros da Floresta

Passados cinco anos, o quadro descrito por Viveiros continua perversamente atual, o que torna a série Guerreiros da Floresta, do Canal Futura, uma rara oportunidade de conhecer essa realidade sob a ótica dos próprios povos originários. Produzido pela Santa Rita Filmes e com direção de Andrea Pilar Marranquiel, a série tem 13 episódios e enfoca três etnias da região amazônica: os Suruí, os Huni Kuin e os Yanomami.

divulgação

Ninawa Inu Huni Kuin é um dos três líderes indígenas que conduzem a série.

Ameaça permanente

A diretora foi feliz ao centrar sua narrativa em três lideranças representativas com personalidades e ideias distintas. Como as etnias que representam, Almir Suruí, Ninawa Inu Huni Kuin e Davi Kopenawa equilibram-se entre a ameaça permanente de seus direitos, cultura e território e o compromisso com estratégias sustentáveis para o manejo da floresta, oferecendo um olhar crítico ao “crescimento econômico” e alternativas a “insensatez ecológica”. Por essa luta, os três líderes têm o reconhecimento de organismos internacionais como a ONU, embora vivam sob a ameaça dos que têm uma visão utilitária e predatória dos recursos da floresta, muitas vezes com o amparo do Estado.

Várias oportunidades

A série também enfoca a cultura, o pensamento e a cosmovisão desses grupos, cuja luta e os limites territoriais têm sido a principal barreira contra a destruição de nossas florestas. Rodada nas próprias aldeias indígenas, na Amazônia, Guerreiros da Floresta é exibida no Canal Futura às quartas (21h30) e reprisada aos sábados (17h), segundas (2h30) e quartas (8h). E pode ser vista a qualquer momento no Futura Play.

Gostou?

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE E RECEBA NOTÍCIAS E PROMOÇÕES!

CADASTRE-SE
[ Gustavo São Thiago ] Editor

Editor e publisher da Revista Alma, Gustavo São Thiago trabalhou na grande em imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, especialmente na área de cultura. Estudioso autodidata das religiões, o jornalista finaliza sua primeira obra de ficção, o romance “Impermanência”, e medita diariamente.

 









COPYRIGHT 2017 REVISTA ALMA