Menu
Revista Alma
Nadabhaktas: Prem Ramam em destaque
Foto: Nadabhaktas: Prem Ramam em destaque

PREM RAMAM

 

A culpa foi do Krishna Das. Um leitor gostou da matéria que publicamos e enviou uma mensagem falando sobre seu próprio trabalho com música devocional e uma série de terapias com base na música, no som e na vibração. E ele ainda tinha uma banda. Achei muita coisa para uma pessoa só, mas cliquei no link que ele mandou. Era o primeiro CD de seu grupo, os NadaBhaktas.

 

Esperava por tudo, menos por aquilo. Os NadaBhaktas têm algo do português Madredeus, mas sua base é o canto devocional hindu. Músicas tradicionais com uma roupagem completamente nova, sem excessos ou modismos gratuitos. Escutei o CD até não poder mais e liguei para o tal Prem Ramam para uma entrevista. Não podia dizer, mas já era fã dos NadaBhaktas. Falamos por duas horas sobre a vida (dele) e as terapias e projetos que vem desenvolvendo.

 

Música e devoção

 

Prem Ramam nasceu Daniel Caixão. Tem 33 anos, é carioca, designer e músico autodidata, além de terapeuta. Ramam é relativo à Rama, o avatar hindu; Prem alude à linhagem Sachcha, a mesma de Prem Baba, o paulistano mundialmente conhecido como líder espiritual. Ramam integra a banda que o acompanha no Brasil, além de seguir seus ensinamentos.

 

Passagem para a Índia

 

O músico tem sorte com gurus. Em 2009, tocou para outra potência da espiritualidade mundial: o indiano Sai Baba. Recém-formado em desenho industrial, Ramam trabalhava há um ano para a Petrobras, em Macaé, quando tirou as primeiras férias e foi para Índia. Antes de partir, pediu demissão. Sentia que um mês seria pouco. Era ligado aos devotos brasileiros do guru – incluindo o precursor da Ioga no Brasil, Professor Hermógenes – e tocou numa das cerimônias mais importantes do calendário hindu, o Guru Purnima.

 

Conheceu Prem Baba nesta mesma viagem. Queria estudar com o grande nome do canto devocional brasileiro, Chandra Lacombe, que estava em Rishkesh, tocando justamente com o guru paulistano. O encontro o marcou definitivamente.

 

“Foram oito meses no país e um no Nepal”, conta Ramam. “Além de viajar, meditar e me aprofundar no hinduísmo, fiz aulas de canto e tomei contato com novos instrumentos e técnicas. Passei um período bastante rico em Auroville, uma comunidade internacional no sul do país, onde há um importante centro de sound healing (cura pelo som).”

 

Sons que curam

 

A Índia foi um divisor de águas. Se a Ioga e a Música Orgânica já o haviam conscientizado do potencial terapêutico do som, a estadia em Auroville deu sentido a sua trajetória anterior e ferramentas para tomar um novo rumo profissional. Não foi fácil, nenhum recomeço é fácil, mas passados quase 10 anos o trabalho de Ramam se consolidou. Confiram no site www.somdaluz.com, onde ele reúne sua agenda. São várias iniciativas com o objetivo de promover o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual por meio do som e da música. Além do Ilumina Rio, um projeto que ressignifica espaços públicos com intervenções musicais coletivas.

 

NadaBhaktas neste sábado

 

A amizade com Guilherme Cavalcanti começou em 2012. Os músicos se conheceram na Awaken Love Band Rio e firmaram a primeira parceria com o projeto Canta com Amor, que levava círculos de canções a retiros e jornadas de ioga. Só depois formaram os NadaBhaktas, que em seguida ganhou o reforço de Sita Beatriz. O grupo relê o repertório clássico do canto devocional, sobretudo hindu, mesclando instrumentos de diversas culturas à atmosfera moderna dos sintetizadores e de outros recursos.

 

Para os que quiserem conferir, há uma chance rara neste fim de semana. O grupo se apresenta no sábado, às 18hs, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ). O show é grátis e faz parte do XI Rio Harp Festival. Ramam também se apresenta no festival, sem o grupo, em outras datas. Confira abaixo a programação.

 

Nadabhaktas

6/05 – Centro Cultural Banco do Brasil (RJ) – 18hs (senhas uma hora antes)

 

Prem Ramam (e convidados)

9/05 – Centro Cultural Justiça Federal (RJ) – 18hs (senhas meia hora antes)

15/05 – Centro Cultural Banco do Brasil (RJ) – 18hs (senhas uma hora antes)

23/05 – Centro Cultural Justiça Federal (RJ) – 18hs (senhas meia hora antes)


Para saber mais:

Prem Ramam – www.somdaluz.com

NadaBhaktas – www.nadabhaktas.com

Rio Harp Festival – www.recreiomobile.com/rhf2017

 

Gostou?

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE E RECEBA NOTÍCIAS E PROMOÇÕES!

CADASTRE-SE

 









COPYRIGHT 2017 REVISTA ALMA