Menu
Revista Alma
divulgação
Foto: divulgação

IOGA, A MAIOR DIVERSÃO

 

Ao publicar “As Aventuras do Menino Iogue”, em 2015, Antonio Tigre aproximou o universo milenar da Ioga dos meninos e meninas de nosso tempo. Mas o pequeno Shiridhara, o protagonista dessa linda história, não nasceu da noite para o dia. Antes de criá-lo, Antonio lidou com o mais inquieto e transparente dos públicos em escolas particulares, públicas e no Espaço Nirvana, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro no ensino da Ioga. Sua experiência com os pequenos supera uma década.

 

Concentração: o desafio

 

“O começo foi difícil, mas a evolução das crianças me estimulou. A capacidade de assimilação delas é impressionante. O que um adulto alcança em três anos, elas atingem em poucos meses e guardam para sempre”, ensina o professor. “O desafio é conquistar sua atenção.”

 

Para conquistá-la, Antonio mergulhou no estudo dos jogos teatrais, na Pedagogia de Paulo Freire e no minucioso método Iyengar. Foram sete anos entre o Brasil e a França para estudar com um discípulo direto do mestre de Ioga: o iraniano Faeq Biria.

 

divulgação

Antônio e Shiridhara

É a ele que Antonio dedica “As Aventuras do Menino Iogue”, o fruto mais bem acabado de sua trajetória de professor, iogue e ator. Com a história de Shiridhara, Antônio integra elementos da mitologia e da cultura hindus a uma aula completa de Ioga, exemplificando o método que ele próprio desenvolveu há 13 anos, chamado “Ioga e Jogos Teatrais”.

 

Passo a passo com Shiridhara

 

O livro propõe que pais, educadores e crianças dêem os primeiros passos no Ioga, divertindo-se juntos e descobrindo que ele não é só um exercício físico. Há valores e todo um universo cultural envolvido em sua prática, cujo interesse, segundo o professor, é crescente.

 

A trajetória da peça inspirada no livro confirma isso. Criada para marcar o dia de seu lançamento, em 2015, ela ganhou vida própria e já foi vista por mais de 10 mil pessoas. Para realizá-la, Antonio aplicou todas as suas economias e seu talento de ator, músico e professor. Escreveu o texto, fez a trilha sonora e aprendeu manipulação de bonecos para dar vida a Shiridhara ao lado de oito atores músicos que dividem com ele os nove prêmios conquistados pela peça e o prazer de introduzir famílias inteiras à filosofia e às posturas do Ioga. O retorno obtido estimula, mas não surpreende de todo seu criador.

 

“A mudança começa em nós, mas deve chegar às crianças, por meio da educação, para que elas já se desenvolvam nesse novo paradigma.”

 

Um novo paradigma

 

“O interesse pelo Ioga faz parte de um movimento mais amplo”, analisa o professor. “Começamos a questionar o individualismo e a buscar novos padrões. Nunca se falou tanto em consciência alimentar, sustentabilidade, educação do pensamento, solidariedade, humildade, amor e outros conceitos que estão no Ioga, que é uma filosofia, mas não apenas nele. Há uma busca neste sentido em vários setores. A mudança começa em nós, mas deve chegar às crianças, por meio da educação, para que elas já se desenvolvam nesse novo paradigma.”

 

Para estimular esse movimento e compartilhar o que aprendeu com pais e educadores, Antonio oferece workshops de seu método em todo Brasil, usando “As Aventuras do Menino Iogue” como ponto de partida. A ideia é explorar o potencial de cada um, oferecendo um contraponto ao modelo educacional vigente – que, segundo Antonio, foi elaborado no pós-guerra e já passou da hora de ser revisto.

 

“O processo de recepção e transmissão do conhecimento é multicanal. Aprendemos e ensinamos por meio de sons, odores e com todo nosso corpo. Dançando, cantando, jogando… Para acessar as crianças, é preciso despertá-la por todas essas portas, usando integralmente nosso potencial”, explica o professor. “E isso vale para tudo, de ensinar Ioga a contar uma boa história para os sobrinhos. Educar é uma arte. E é também estar disposto e aberto a aprender.”

 

SAIBA MAIS:

O livro “As Aventuras do Menino Iogue” pode ser comprado no site da Livraria da Travessa.
Acompanhe o trabalho de Antonio no Facebook: www.facebook.com/antonio.tigre; www.facebook.com/AsAventurasDoMeninoIogue

 


REVISTA ALMA – ESPIRITUALIDADE CONTEMPORÂNEA

 

Gostou? Clique aqui e se cadastre para receber as novidades. A Alma agradece.

Gostou?

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE E RECEBA NOTÍCIAS E PROMOÇÕES!

CADASTRE-SE
Gustavo São Thiago
[ Gustavo São Thiago ] Editor

Editor e publisher da Revista Alma, Gustavo São Thiago trabalhou na grande em imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, especialmente na área de cultura. Estudioso autodidata das religiões, o jornalista finaliza sua primeira obra de ficção, o romance “Impermanência”, e medita diariamente.

 









COPYRIGHT 2017 REVISTA ALMA